A CBF divulgou ontem os candidatos a premiação dos melhores do Brasileirão 2009.
Em cada categoria, incluindo melhor técnico e melhor árbitro, há três nomes indicados. E as equipes que lideram a quantidade de indicados foram Flamengo e São Paulo.
Segue a lista dos indicados e os palpites para quem levará os prêmios:
Goleiro
Bruno (Flamengo)
Marcos (Palmeiras)
Victor (Grêmio)
Pela campanha regular que fez durante todo o campeonato, Victor provavelmente levará o prêmio, de quebra, garantirá uma vaga entre os três goleiros que irão à Copa 2010.
Lateral-direito
Jonathan (Cruzeiro)
Leonardo Moura (Flamengo)
Vítor (Goiás)
Apesar do fraco desempenho do Goiás no 2º turno, Vítor se destacou na equipe e é o grande candidato a levar o prêmio.
Zagueiro pela direita
André Dias (São Paulo)
Chicão (Corinthians)
Danilo (Palmeiras)
O São Paulo tem como principal arma os seus defensores, por isso, acredito que André Dias levará o prêmio.
Zagueiro pela esquerda
Miranda (São Paulo)
Réver (Grêmio)
Ronaldo Angelim (Flamengo)
O mesmo se aplica à Miranda, que ainda briga por uma vaga na seleção brasileira.
Lateral-esquerdo
Armero (Palmeiras)
Júlio César (Goiás)
Kléber (Inter)
Essa posição teve grandes oscilações, mas a experiência de Kléber pode fazer a diferença na reta final do campeonato e o Inter pode ainda, levantar a taça.
Volante pela direita
Hernanes (São Paulo)
Pierre (Palmeiras)
Willians (Flamengo)
Essa é uma das posições mais difíceis para se analisar. Nenhum dos três fizeram campanhas espetaculares. O que pode fazer a diferença é a qualidade de finalização de Hernanes e o toque de bola diferenciado.
Volante pela esquerda
Guiñazu (Internacional)
Maldonado (Flamengo)
Sandro (Internacional)
Maldonado tem jogado muito nas últimas rodadas, mas Guiñazu é o coração do Inter. A raça e marcação forte, fazem dele ser um grande lutador. Ele é quem deverá ficar com o prêmio.
Meia-direita
Cleiton Xavier (Palmeiras)
Diego Souza (Palmeiras)
Souza (Grêmio)
Essa é outra difícil posição para analisar. Diego Souza foi sem dúvida o melhor meia durante quase toda temporada, mas na reta final, deu um apagão geral no jovem atleta. Talvez o peso da amarelinha, fez com que Diego amarelasse no final do campeonato. Mas, por tudo que fez, ainda acredito que ele levará o prêmio.
Meia-esquerda
Conca (Fluminense)
Marcelinho Paraíba (Coritiba)
Petkovic (Flamengo)
Essa é a categoria ideal para ter um empate técnico. Marcelinho Paraíba mostrou durante todo o campeonato que idade não faz diferença, ele deitou e rolou no Brasileirão todo. Se com ele o Coritiba está perto da degola, sem ele seria rebaixado na certa.
Conca é um daqueles jogadores que faz a diferença em 1 lance. A velocidade e os lançamentos perfeitos, fazem ainda o Fluminense acreditar na ressurreição! Pena que demorou para a dupla Fred e Conca encaixar.
Petkovic é o grande favorito nessa categoria. Motivo de chacota na Gávea, tornou-se referência no rubro-negro e independente do resultado final, o Flamengo deve muito ao sérvio. Provavelmente ele será o vencedor da categoria.
Primeiro atacante
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Fernandinho (Barueri)
Fred (Fluminense)
Diego Tardelli seria o favorito se não tivesse caído de rendimento nas últimas rodadas, junto com o Atlético/MG. O jovem atacante brigou muito pela artilharia durante todo o campeonato, mas faltou um fôlego no final. Talvez leve o prêmio, mas não acredito que mereça!
Fred por sua vez, deu a volta por cima. Depois do primeiro semestre conturbado, cheio de críticas, contusões, o atacante virou o jogo e hoje, comanda o tricolor carioca a disputa do título da Sul-americana e dá esperanças para a torcida acreditar na salvação do rebaixamento.
Segundo atacante
Adriano (Flamengo)
Iarley (Goiás)
Ronaldo (Corinthians)
Sem dúvida, Adriano levará o prêmio de segundo atacante. O imperador foi regular durante todo o campeonato. Na reta final, chama o jogo para ele e não tem medo de ir para cima da marcação. Além disso, conseguiu a redenção na seleção e provavelmente, será um dos convocados pelo Dunga, para atuar na Copa 2010.
Técnico
Andrade (Flamengo)
Celso Roth (Atlético-MG)
Silas (Avaí)
Esse campeonato mostrou uma nova Era de técnicos. Os destaques não foram os medalhões Luxemburgo, Muricy, Leão, etc, mas "novas" promessas do futebol brasileiro.
Celso Roth é o menos cotado para levar o título, apesar de uma campanha muito superior a qualidade do elenco, mostrou fraqueza na reta final do campeonato.
Andrade, que era apenas um "interino", ganhou espaço no elenco e se projetou nacionalmente como um novo técnico, pela exemplar campanha do Flamengo no 2º turno do Brasileirão.
Mas Silas é o favorito a levar o prêmio. Com um time fraco tecnicamente, mas muito bem montado, o treinador fez milagre e calou a boca de muita gente, que acreditava que o Avaí seria um dos rebaixados. Hoje o Avaí está garantido na Sul-Americana do ano que vem e se ainda tem chance (remota) de entrar no G-4.
Revelação
Fernandinho (Barueri)
Giuliano (Internacional)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Revelação deve ficar com Fernandinho, um matador dentro da área. Disputa a artilharia com Diego Tardelli e Adriano.
Craque da galera
Petkovic (Flamengo)
Conca (Fluminense)
Hernanes (São Paulo)
O prêmio "Craque da galera" deve ficar com Petkovik. O sérvio jogou muito nessa temporada e não mostra que irá se aposentar logo (sorte do futebol brasileiro!).
Árbitro
Héber Roberto Lopes (PR)
Leonardo Gaciba (RS)
Paulo César Oliveira (SP)
Depois de tanta polêmica durante o campeonato por causa da arbitragem, acredito que o prêmio ficará com Gaciba. Entre todos, foi o menos polêmico durante a temporada.
O resultado oficial sairá 7 de dezembro, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Ulysses Silveira
Melhores Brasileirão 2009
Postado por clickinicial às 06:28
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário