Neste próximo final de semana se encerra o primeiro turno do Brasileirão 2009. Muita coisa aconteceu durante a competição, muitos técnicos foram demitidos, muitos jogadores foram embora, muitos clubes entraram para a zona de rebaixamento e alguns clubes chegaram à liderança do campeonato e ao G4.
Dos times paulistas, o Palmeiras é o que está em melhor situação. Líder absoluto do campeonato e com promessa de não perder nenhum jogador na janela de agosto, o clube alviverde vem trazendo grandes alegrias a sua torcida. Depois da demissão do técnico Luxemburgo, Jorginho assumiu como interino, fez bom trabalho e entregou um time arrumadinho para Muricy Ramalho. O Palmeiras conquistou importantes vitórias no primeiro turno e é um forte candidato ao título, resta saber se vai manter o mesmo fôlego durante a segunda etapa da competição.
O Santos passa por uma crise, não vem jogando bem, trocou de técnico, mas ainda se mantém no meio da tabela. Conquistou vitórias importantes fora de casa, mas em compensação decepcionou seus torcedores na Baixada Santista. A grande aposta do alvinegro praiano é Neymar, que aos poucos ganha experiência, maturidade, mas precisa jogar muita bola para provar que será o novo destaque do Peixe. O técnico Vanderlei Luxemburgo acredita que o time possa chegar ao G4 e conquistar uma vaga na Libertadores de 2010. Acho difícil tal façanha, pois o Santos tem um elenco limitado e não consegue manter uma série de vitórias dentro do Brasileiro, é um time que oscila muito.
O São Paulo nas últimas rodadas tem mostrado que não está no campeonato para brincar. Depois um primeiro semestre horrível, parece que a fase ruim do tricolor foi embora. O elenco continua o mesmo, mas o técnico agora é Ricardo Gomes, que vem fazendo um bom trabalho à frente do time. Dagoberto finalmente desencantou e Hernanes voltou a mostrar seu bom futebol, o time está mais entrosado, confiante e nas últimas seis rodadas não perdeu nenhuma partida e conquistou pontos importantes. O time está na 5ª posição da tabela e se continuar nesse ritmo, pode sim conquistar o tetra-campeonato Brasileiro consecutivo e se tornar o heptacampeão da competição.
Já o Corinthians não está tão bem assim. Depois do primeiro semestre impecável e com as conquistas do Campeonato Paulista de forma invicta e da Copa do Brasil, que garantiu a vaga na Libertadores de 2010, o time perdeu jogadores importantes e vem enfrentando dificuldades no Brasileirão. Com as saídas de André Santos, Cristian e Douglas e com a contusão de Ronaldo, que volta na segunda quinzena de setembro, o Corinthians deixou de vencer e despencou do 4° lugar para o 11°. A diretoria está atrás de reforços e o técnico Mano Menezes pediu paciência à torcida até que o time tenha o mesmo entrosamento de antes. Vale lembrar que o planejamento do clube para 2009 já foi alcançado com a conquista da Copa do Brasil e daqui pra frente, a meta do Coringão é montar um time forte e competitivo para a Libertadores no ano do centenário do clube. Como ainda temos meio campeonato para acontecer, acredito que o time vai se firmar na competição e voltar ao topo da tabela.
O Barueri é a grande surpresa do campeonato. Subiu da série B para a série A junto com o Corinthians e não decepcionou. Com um elenco enxuto e arrumado, o time fez grandes partidas, venceu adversários difíceis e termina a primeira fase do campeonato brigando para estar entre os quatro primeiros. O Santo André também começou o Brasileirão embalado, conquistou pontos importantes, mas já há algumas rodadas despencou na tabela e está perto da zona do rebaixamento.
Façam suas apostas e vamos ver quem será o grande campeão do Campeonato Brasileiro 2009.
Danila Silveira
Primeira etapa do Brasileirão quase encerrada
Postado por clickinicial às 17:15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário