Com um brilhante ataque solitário a menos de 5km para o fim da etapa, o dinamarquês Nicki Sorensen venceu nesta quinta-feira a 12ª etapa do Tour de France. Ele completou o percurso de 211,5 quilômetros entre Tonnerre e Vittel em 4h52min24s.
Sete ciclistas foram responsáveis pela fuga do dia e distribuíram entre si praticamente todos os pontos das metas volantes e de montanha do estágio. A briga mais interessante foi pelos pontos de escalador, uma vez que no grupo da frente estavam Egoi Martinez e Franco Pellizotti, líder e vice-líder na briga pela camisa branca com bolinhas vermelhas.
O italiano levou a melhor sobre o espanhol nas disputas de hoje e diminuiu a diferença entre eles na classificação desta disputa de 20 para 17 pontos – 88 a 71 para o atleta da Euskatel-Euskadi.
A cerca de 21km da chegada, dois dos integrantes da fuga fizeram um ataque: o dinamarquês Nicki Sorensen e o francês Sylvain Calzati escaparam e chegaram a abrir 15 segundos de vantagem sobre o quinteto de perseguidores. A cinco quilômetros do fim, as pernas de Calzati acabaram e Sorensen tentou um último ataque solitário em busca da vitória.
O esforço valeu a pena e o dinamarquês cruzou a linha de chegada 5min58s à frente do pelotão onde estava o camisa amarela, Rinaldo Nocentini, acompanhado dos demais favoritos ao título do Tour. O resultado da prova fez Sorensen dar um salto na classificação geral. Ele começou o dia em 35º lugar, a 8min06s de Nocentini e agora é o 26º, com uma desvantagem de 4min38s. De quebra, o bom resultado de Sorensen fez a Saxo Bank ultrapassar a AG2R e assumir a liderança na classificação por equipes.
Não houve grandes alterações na classificação geral de nenhum dos outros principais prêmios. A camisa amarela continua em poder do italiano Rinaldo Nocentini, que tem seis segundos de vantagem para Alberto Contador e oito para Lance Armstrong. Mark Cavendish, melhor entre os sprinters na linha de chegada da etapa de hoje, ampliou para dez pontos sua vantagem sobre Thor Hushovd - 200 a 190. Tony Martin, da Columbia, continua liderando entre os competidores até 25 anos, com uma vantagem de 49s sobre Andy Schleck.
Via www.espn.com.br
12ª etapa do tour de france
Postado por clickinicial às 08:59
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário