Corinthians X Palmeiras: o grande clássico paulista


Hoje resolvi fazer um post falando somente sobre o clássico de ontem. Não escondo de ninguém que eu sou corinthiana até debaixo d´água. Aprendi a amar esse time com meu pai e pretendo passar esse mesmo amor para meus futuros filhos. Para mim, a verdadeira rivalidade, a rivalidade sadia é o clássico Corinthians e Palmeiras. Muitas histórias, muitas vitórias, muitos choros, muitos risos e muita zuação por parte do vencedor.

Ontem não foi diferente. Um grande clássico que o Palmeiras goleou o Corinthians por 3 a 0, três gols do atacante Obina. Sim, do terrível Obina. O Palmeiras mereceu e mereceu muito ganhar o jogo. O time mostrou raça, estava bem armado e soube marcar o Corinthians. Já o Timão, estava perdido em campo, Dentinho sumiu, Chicão foi o responsável pelos três gols do Palmeiras e Alessandro que dificilmente faz faltas duras foi expulso após entrada feia em cima do jogador alviverde. O Timão ainda teve que contar com a ausência do Fenômeno, que deixou o campo aos 20 minutos do primeiro tempo, após uma lesão na mão esquerda. Daí por diante, o Corinthians perdeu a referência e perdeu o jogo. Houve uma tentativa de empate no final do primeiro tempo, mas foi só, o Coringão pouco produziu.

Não acredito que ter levado o jogo para o interior tenha afetado no desempenho do time. Talvez, se o jogo tivesse sido no Pacaembú houvesse mais pressão da Fiel torcida, mas pressão não ganha jogo. Na verdade, o esquema que Mano Menezes usou ontem não teve sucesso e vale lembrar que o time reserva do Corinthians é muito fraco. Achei que ontem Cristian fez uma falta imensa ao time, mas o novato Jucilei está mostrando vontade e vem desempenhando uma boa função, falta tempo e experiência para ele se firmar na posição.

Chicão e Elias reclamaram muito da arbitragem e com razão, mas não que isso interferisse no resultado do jogo. O árbitro Leonardo Gaciba e seus assistentes não fizeram uma boa partida, os critérios utilizados foram confusos, falta de cartões em jogadas necessárias, cartões desnecessários, marcação de impedimento para o time do Palmeiras que não houve e a falta do Obina em cima do Chicão no primeiro gol. Houve uma série de erros, ao meu ver, que não favoreceram nenhum dos dois times, o Corinthians mereceu a derrota.

Parabéns ao Jorginho que deixa o comando do Palmeiras ovacionado pela torcida, pelos jogadores e muito elogiado pelo novo técnico Muricy Ramalho. Com a vitória de ontem, o Palmeiras está na vice-liderança, empatado em pontos com o líder Atlético Mineiro e se torna um favorito ao título, principalmente com a chegada de Muricy. O Corinthians também está bem no campeonato, na 5ª posição e a 5 pontos atrás do líder, passa por um “desmanche” natural e já atingiu o seu maior objetivo no ano, a conquista da Copa do Brasil e a vaga na Libertadores em 2010, além do título invicto do Paulistão. A Fiel torcida tem que ter paciência até os novos reforços chegarem e se adaptarem ao time e entrar em campo jogando com raça e força, características marcantes do time do Corinthians.

Danila Silveira

0 comentários: