Novos rumos no Brasileirão

E a 10ª rodada do Brasileirão apresenta um novo líder isolado: o Atlético Mineiro. O Galo venceu o clássico contra o Cruzeiro por 3 a 0 e assumiu a ponta da tabela por enquanto. A Raposa, que só pensa no jogo final da Libertadores contra o Estudiantes na quarta, entrou em campo com o time reserva e perdeu para seu maior rival. Há dois anos o Atlético Mineiro não vencia o Cruzeiro em clássicos. O Internacional perdeu para o Atlético Paranaense neste final de semana por 3 a 2, e consequentemente a liderança so campeonato, ameaçando ainda mais o cargo do técnico Tite. No próximo final de semana, o Inter joga com o Grêmio, no famoso Grenal e se caso não vencer o clássico, pode ser o último jogo que o técnico Tite fica no comando da equipe Colorada.

E por falar em Grêmio, o tricolor gaúcho goleou o Corinthians no estádio Olímpico por 3 a 0. O time alvinegro produziu muito pouco em campo, a defesa estava perdida, o zagueiro Jean acabou sendo expulso (Chicão e Willian não jogaram) e o meio de campo não conseguiu criar nenhuma jogada de perigo, nem a estrela do Fenômeno brilhou neste domingo. As únicas boas atuações foram do atacante Dentinho e do goleiro Felipe, que fez grandes defesas e evitou que a vantagem do Grêmio fosse maior. Lembrando que há um ano e sete meses atrás, o Grêmio foi um dos responsáveis pelo rebaixamento do Corinthians para série B após empatar o jogo neste mesmo estádio e estava sob o comando de Mano Menezes.

Quem também sofreu uma goleada foi o Santos, que perdeu para o Vitória por 6 a 2, em Salvador. Surpreendente são os times do Barueri e Santo André, que subiram para a primeira divisão junto com o Corinthians no ano passado e estão fazendo bonito no Campeonato Brasileiro. O Barueri venceu o Coritiba por 3 a 1 e está na 5º colocação, enquanto o Santo André venceu o Fluminense por 1 a 0, assumiu a 10º colocação e provocou a demissão do técnico Parreira.

No Morumbi, São Paulo e Flamengo fizeram um bom jogo que acabou empatado em 2 a 2. Erros de arbitragem a parte, o tricolor ainda mostra uma posição tática muito confusa, mas jogou melhor no segundo tempo, depois de Renato Silva ter sido expulso. Mesmo com 10 jogadores, o São Paulo não desistiu e arrancou o empate, mas continua vislumbrando uma das últimas posições da tabela.

O único grande de São Paulo que se deu bem nesta rodada foi o Palmeiras. Jogando em casa, o time venceu o Náutico por 4 a 1 e o técnico interino Jorginho garantiu quase 100% de aproveitamento desde que assumiu o time, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. O elenco parece gostar de Jorginho, que já caiu nas graças da torcida, que pedia a permanência do técnico interino. Com mais essa vitória, o Palmeiras entra no G4 e entra na luta para a conquista do Campeonato Brasileiro. O boato que corre fora dos gramados, é que o dirigente Beluzzo voltou a conversar com Muricy Ramalho para tentar uma nova negociação. Resta saber se a torcida vai gostar dessa notícia, depois do ex-técnico são-paulino "enrolar" o clube por quase duas semanas.

Com o fim da Libertadores nessa semana, os times voltam a focar o Campeonato Brasileiro que ainda tem muitas rodadas até o final. Nesse tempo, muitos técnicos serão demitidos, jogadores trocarão de clubes, e a briga pelo título e para evitar o rebaixamento está apenas começando. Muitas águas ainda rolarão em 2009...

Danila Silveira

0 comentários: