1ª Rodada Paulistão


Claro que na primeira rodada não se pode apontar quem serão os quatro classificados para a fase final ou quem serão os rebaixados para a A2, mas podemos ter uma ideia de como será o campeonato daqui para frente.

Para estreia do Paulistão, o Palmeiras, que terminou como a maior decepção de 2009, começou o ano com o pé direito, com grandes atuações de Diego Souza e Cleiton Xavier, o time comandado por Muricy Ramalho, venceu o Mogi Mirim por 5 a 1 e mostrou que esse ano o time alvi-verde vai se empenhar para levantar o caneco paulista. Já pelos lados do time do interior, o Mogi Mirim mostrou que será um dos fortes candidados a voltar para a série A2.

O confronto entre os campeões do ano passado, Monte Azul (A2) e Corinthians (A1), foi muito longe de ser um jogo digno de times de primeira.
Pelo Corinthians, Iarley fez uma boa estreia, marcou com a camisa do Timão e já conquistou a exigente torcida FIEL. Souza, que apesar de não ser querido pela torcida, jogou muito bem e esteve à frente de quase todos os lances de perigo do time. Mas a estreia de Tcheco não foi boa e se ele quiser conquistar espaço, terá que jogar 1000 vezes melhor!
O Monte Azul tem um time bem treinado e organizado defensivamente e não acredito que será rebaixado. Mostra que veio para tirar pontos e incomodar os times "grandes". Final de jogo, Corinthians 1 x 1 Monte Azul.

No primeiro clássico do ano, São Paulo e Portuguesa fizeram um jogo bem corrido e com boas chances de gol para ambas equipes.
O São Paulo teve oportunidade de abrir o placar de pênalti logo no início da partida, mas Fábio, goleiro da Portuguesa, voou e defendeu o tiro batido por Rogério Ceni. No rebote, Hernanes, meia do São Paulo, mandou a bola para fora do Morumbi!
Mas no final do primeiro tempo, Marcelinho Paraiba, veterano e excelente jogador, chutou de fora da área, sem nenhuma chance para o goleiro da Lusa.
O segundo tempo foi todo da Portuguesa, logo no início da segunda etapa, a Lusa já chegou ao empate e poucos minutos depois, a Portuguesa, dançava "vira-vira" para cima do Tricolor. E ainda no final, Héverton, destaque da partida, ampliou a vantagem da Lusa e deu números finais. São Paulo 1 x 3 Portuguesa.

Os meninos da Vila fizeram uma bela estreia no Paulistão. Jogando no Pacaembu, a equipe santista enfrentou o Rio Branco de Americana. Na estreia de Dorival Júnior no comando, Paulo Henrique Ganso, foi o destaque da partida. Além de dois gols, deu o passe para Neymar marcar o segundo, que além desse gol, Neymar marcou mais um golaço no final da partida. Podemos destacar também, a entrada no segundo tempo do atacante Giovanni, que apesar da idade, mostrou que tem categoria de sobra para ensinar os jovens jogadores da Vila.
O Rio Branco, apesar da derrota, fez uma boa partida e até teve oportunidade de sair na frente aos 2 minutos, mas faltou um pouco de calma para os atacantes rio branquenses ao longo da partida. É fato que a equipe não possui nenhum jogador de criação, mas é um time com bastante raça e organizado taticamente. Não consigo ver o Rio Branco ser rebaixado nessa temporada.
Agora é se recuperar da derrota e enfrentar o Mogi Mirim com força total! Afinal, a briga do Tigre será contra os "pequenos".

Nos jogos do interior, Ponte Preta decepcionou na estreia, empatando em 1 a 1 com o Santo André. A Macaca campineira, que há dois anos fez final contra o Palmeiras, tem desapontado seus torcedores nos últimos tempos. Não teve uma boa participação ano passado no Paulistão e não conseguiu acesso para a série A, do Brasileirão.
Já o Santo André, que foi rebaixado da elite do Brasileirão, mostra que vai ficar em posição intermediária no Paulistão esse ano.

O Ituano foi uma das surpresas dessa estreia. Goleou o Mirassol por 4 a 0 e mostrou que poderá permanecer na elite do Paulista.
Já o Mirassol, dá indícios que será um dos 4 rebaixados...

Nesse mesmo ritmo, com o mesmo placar, 4 a 0, o Bragantino massacrou o Oeste. Mostrou boa organização no campo e boas jogadas aéreas e poderá ser uma das surpresas nessa competição.
O Oeste, vai ter que lutar muito para conseguir permanecer na elite, mas acredito que será só por um milagre.

E na sessão "milagre", o Rio Claro vai ter que rezar e jogar muito também para permanecer na série A1! Jogando dentro de casa, a equipe centenária da região, perdeu de 3 a 1 para o Botafogo de Ribeirão Preto e mostrou um futebol muito fraco.
Apesar da vitória, a equipe do Botafogo também não foi tão superior, mas no segundo tempo dominou a partida e conseguiu vencer a partida.

Em uma partida fraca técnicamente, São Caetano e Paulista encerraram a participação dos times do interior. As duas equipes mostraram que vão permanecer na elite do Paulista, mas não terão grandes pretenções. O Azulão, só no segundo tempo, em uma jogada de linha de fundo conseguiu abrir o placar. E no final da etapa, conseguiu ampliar o marcador de pênalti. Final da partida, Azulão 2 x 0 Paulista.
Fato interessante na partida, o time de Jundiaí teve 3 jogadores expulsos e jogou durante 5 minutos com limite mínimo de jogadores em campo (8).

E para finalizar, aqui vão os palpites para o Paulistão 2010:

Classificados para fase final:
PALMEIRAS
CORINTHIANS
SÃO PAULO
SANTOS

Rebaixados para A2:
MOGI MIRIM
RIO CLARO
MIRASSOL
OESTE

Destaques do Paulistão:
DIEGO SOUZA
MARCELINHO PARAIBA
IARLEY
GIOVANNI

Ulysses Silveira

0 comentários: